Araruna-PB, Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2021
| Acessibilidade | e-Sic | Transparência

Transparência Covid-19
Transparência no Combate ao Covid-19 em nossa cidade!
Empenhos e Pagamentos
Boletim Atualização: 15/01/2021
4.591 - Casos Notificados
Pessoas que apresentaram sintomas e foram notificados.
474 - Casos Confirmados
Pessoas com amostras positivas para coronavírus.
06 - Casos Suspeitos em Isolamento
Apresentaram sintomas, foram notificados e cumprem isolamento e seus contatos.
390 - Casos Recuperados
Casos recuperados do COVID-19.
4.111 - Casos Descartados
Casos que não confirmaram a COVID-19.
16 - Óbitos
Óbitos confirmados.
Conheça o Coronavírus
Perguntas e Respostas
O que é Coronavírus
Saiba mais
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
De modo geral, para considerar um caso suspeito do COVID-19 é preciso que o paciente apresente febre, sintomas de gripe comum (coriza, congestão nasal, dor de garganta, dor de cabeça, tosse ou espirro) e que tenha viajado, nos últimos 14 dias, para algum país onde ocorre transmissão direta do COVID-19 (confira a lista de países aqui - link para o MS) OU apresente febre e um dos sintomas de gripe comum (coriza, congestão nasal, dor de garganta, dor de cabeça, tosse ou espirro) e que tenha tido contato direto com caso SUSPEITO ou CONFIRMADO para o CONVID-19 nos últimos 14 dias.
As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo. Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção.
Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos resistente e com menor poder de contaminação. Até agora os estudos indicam que o COVID -19 apresenta uma transmissão e letalidade menos intensa que o vírus da gripe comum. Porém é sempre importante se precaver.
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
- gotículas de saliva;
- espirro;
- tosse;
- catarro;
- contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
- contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.
Podemos tomar alguns cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.