Araruna-PB, Terça-Feira, 19 de Março de 2024

| e-Sic | Portal da Transparência | COVID-19

14355185_1179069605465296_5321714711676080129_nAraruna, uma das cidades mais frias da Paraíba

Araruna é um Município Brasileiro do Estado da Paraíba, estando compreendida na mesorregião do Agreste Paraibano, na microrregião do Curimataú Oriental (formado por Araruna, Cacimba de Dentro, Solânea, Dona Inês, Tacima, Casserengue e Riachão). Natureza, história, eventos, gastronomia, artesanato e cultura estão presentes em praticamente todos os lugares da cidade.

A cidade de Araruna está localizada no alto da serra que lhe empresta o nome (Serra da Araruna), numa altitude de cerca de 590 metros acima do nível do mar. Com 18.879 mil habitantes de acordo os dados divulgados pelo Censo IBGE em 2010, e 140 anos a cidade de Araruna guarda a tranquilidade das cidades do interior do Brasil e a hospitalidade que só o ararunenses tem.

Araruna é um dos principais municípios do Agreste Paraibano, devido sua polarização aos demais municípios do Curimataú da Paraíba e Seridó potiguar, fazendo limite territorial com quatro municípios do estado do Rio Grande do Norte. Está distante 165 quilômetros de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, cerca de 110 km de Campina Grande e a 120 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Sua fundação ocorreu aos 10 de julho de 1876.

Araruna é certamente um dos municípios mais conhecidos no estado da Paraíba, seja pela fama de seu clima frio e ameno, que se distingui do quadro geral desta região se tornando uma ilha de clima ameno em pleno semi-árido, pois está inserida numa altitude de cerca de 590 metros acima do nível do mar, seja pelas suas belas paisagens geográficas, tais como as belas serras da Araruna e da Confusão, e do Parque estadual da Pedra da Boca, por nossos tradicionais eventos como o consagrado São João na Serra, Araruna Moto Fest e Festa da padroeira de Nossa Senhora da Conceição.

Siga nossas páginas no FACEBOOKTWITTER e INSTAGRAM

araruna centro historico

araruna contemplacao

araruna pedra da boca

araruna pedra da boca 1

araruna boca da pedra

araruna voo livre

Mercado Cultural

Igreja Nossa Senhora da Conceicao

ARARUNAPB

cidade araruna