Araruna-PB, Terça-Feira, 19 de Março de 2024

Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (21), no auditório da UEPB, o prefeito Vital Costa e o gerente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sesaes), Marcelo Eleutério, anunciaram a instalação da Casa da Economia Solidária em Araruna, um espaço que será para cursos de qualificação e comercialização dos produtos dos grupos de agricultores familiares e artesãos, fazendo com que a renda circule para esses grupos. Além do anuncio da instalação da Casa, o governo do estado, através da gerente operacional de resíduos sólidos, Helga Chaves de Brito, também anunciou a abertura do processo licitatório para aquisição dos equipamentos da usina de reciclagem de lixo de Araruna, balança, prensa, elevador, empilhadeira e outros com objetivo de intensificar e facilitar o trabalho dos catadores.

A reunião contou com grande participação dos agricultores familiares, catadores e artesãos, que aproveitaram a oportunidade e realizaram um desfile para apresentar peças em macramê.

O gerente Marcelo Eleutério voltou a destacar, que, para desfrutar dos benefícios, projetos e investimentos, contudo, os moradores devem estar organizados através de associações ou cooperativas. “As casas têm o papel de se tornarem um ponto de referência da economia solidária. Elas vão dispor de um ponto fixo de comercialização de abrangência estadual, certificação dos empreendimentos, espaço de formação e qualificação e assessoria técnica de forma continuada. Hoje no estado da PB só temos cinco casas, Araruna será a 6ª cidade a receber esse equipamento que, além de funcionar como vitrine e comercialização do Artesanato da Paraíba, atuam no fortalecimento de grupos associados alternativos que desenvolvem atividades multifuncionais, propiciando qualidade vida e inclusão social.” Disse.

Em sua fala, o prefeito Vital Costa agradeceu ao governo do Estado pela parceria e observou que em momentos de crise, como o que o país enfrenta atualmente, é preciso redimensionar as ações públicas, com um plano de governo palpável, desenvolvendo políticas públicas que melhorem a vida da população.

“O nosso objetivo é fortalecer o diálogo da administração pública com as comunidades, fazendo valer o nosso lema de Governo Participativo e atuante, por isso vamos investir em Economia Solidária, fazendo tudo com respeito e zelo ao dinheiro público, gerando emprego e renda”, explicou o prefeito.

O prefeito ainda afirmou que aquisição dos equipamentos para os catadores demonstra preocupação e o compromisso do governo com as políticas públicas de resíduos sólidos. “Hoje estamos dando um salto importante nesse processo, vamos entregar nos próximos dias aos catadores o Equipamento de Proteção Individual – EPI, como vamos também reformar o prédio da usina, que atualmente é um local insalubre, passando a oferecer a todos que ali trabalham dignidade e respeito. A nossa gestão vai continuar melhorando a qualidade de trabalho e de vida para esses trabalhadores, e esses equipamentos vem coroar todo esse trabalho. E quero reafirmar que a luta é árdua, precisamos nos unir para fortalecer o movimento da economia solidária, e da segurança alimentar”, ressaltou.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Vital Costa, a vereadora Lurdinha Odon, o vereador Antonio Olinto, o gerente executivo da casa de economia solidária, Marcelo Eleutério, Helga Chaves de Brito, Gerente operacional de de economia solidária e resíduos sólidos, o professor Manuel Gordón, diretor do campus VIII da UEPB, secretários municipais, presidentes dos sindicatos, das associações de artesãos, catadores e associados.