Araruna-PB, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

O 143º aniversário de Emancipação Política do município de Araruna ficou marcado não apenas pelos eventos esportivos, culturais e educacionais realizados no município, mas principalmente pela maratona de inaugurações promovidas pela administração municipal “Cuidando da Nossa Gente”.

As solenidades tiveram início no dia anterior quando foi aberto no Mercado Cultural as apresentações alusivas ao aniversário da cidade pelas Escolas da Rede Municipal. Logo após a comitiva do prefeito seguiu para o Sítio Lagoa da Mata, onde foi descerrada a placa inaugural de ampliação da Unidade Básica de Saúde VII da comunidade. A UBS Alto Grande é referência para todas as Unidades de Saúde da Família de Araruna e atende 304 famílias de diversas localidades.

Já no período da tarde, o prefeito Vital Costa acompanhado dos vereadores e secretários do município participaram da inauguração do Posto de Saúde Âncora do Assentamento Umburana. Feliz ao ver o resultado da obra, o prefeito Vital destacou que o trabalho na área de Saúde tem sido muito além da requalificação da parte física das unidades. “Temos nos empenhado também em humanizar o atendimento para que a população seja bem tratada nas unidades de saúde. Estamos modernizando nossa rede, reformando nossas unidades. Queremos, cada vez mais, oferecer um serviço público de qualidade, porque nosso povo merece ser bem cuidado", afirmou o prefeito.

No dia do aniversário da cidade (10), os moradores acordaram ao som da Banda de Música 12 de Agosto na tradicional alvorada festiva. A alvorada foi concluída em frente à sede da Prefeitura Municipal, onde aconteceu o hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal ao som do hino Nacional e de Araruna, executados pela Banda de Música. “Estamos nos empenhando na busca de melhorias para o nosso município e graças a Deus aos poucos estamos devolvendo à nossa população tudo o que foi esquecido em gestões anteriores”, disse o prefeito.

Após o hasteamento das bandeiras, o prefeito Vital Costa assinou as ordens de serviços para construção de 08 casas populares e do Calçadão da UEPB. Na oportunidade o prefeito também assinou os contratos com as empresas vencedoras do certame licitatório para construção do Portal Turístico no valor de R$ 225 mil e para Reforma do Mercado Público na ordem de R$ 815 mil.

Minutos depois, o prefeito Vital Costa, juntamente com os vereadores, secretários, populares e o pároco Jardiel inauguram a reforma e ampliação da UBS III Centro. Na oportunidade, a secretária de saúde, Drª América Loudal assinou a autorização para Reforma do prédio do SAMU, um investimento de R$ 165 mil. Em sua fala, Vital frisou que investir na saúde é uma atitude de oferecer melhor qualidade de vida à população de Araruna. Para uma saúde pública de qualidade, os postos de saúde são essenciais para que as famílias sejam beneficiadas com serviços de excelência. “Investimentos na área da saúde vêm sendo uma das prioridades da Administração Municipal. Esta é mais uma unidade que entregamos reformada e ampliada", frisou.

Em seguida, todos se dirigiram para a sede do Conselho Tutelar, onde o prefeito realizou a entrega de cinco (5) novos computadores. O Secretário de Cidadania, André Medeiros comentou com alegria o fato ressaltando que ”é preciso um olhar especial e o desenvolvimento de ações para proteção das crianças e adolescentes do nosso município e que todos esses equipamentos que já chegaram e o carro realmente sirva para que os conselheiros continuem prestando um relevante trabalho para sociedade”.

À tarde, na comunidade de Mata Velha, o prefeito assinou a autorização para reforma e ampliação da Escola Municipal Joana Maria da Conceição, serão investidos R$ 265 mil na maior unidade escolar da zona rural. “Uma melhoria como essa tornará o ambiente mais prazeroso e alegre. Além de promover uma melhoria na qualidade do ensino e do serviço que prestamos", destacou o secretário de educação Francisco Belarmino.

Às 17h, dando continuidade à programação, o prefeito, vereadores, secretários e funcionários da gestão, cortaram a fita inaugural da pavimentação em paralelepípedo e Pracinha na comunidade Lagoa da Mata.

As comemorações alusivas aos 143 anos de Araruna, também tiveram o momento da devoção e fé, marca maior da tradição do povo ararunense. Movidos pelos sentimentos de fé e esperança, os fiéis, da comunidade católica, participaram da missa em Ação de Graças ao aniversário de Araruna.

Para encerrar as festividades os ararunenses e turistas prestigiaram a apresentação do grupo de Idosos do SCFV e os shows musicais de Doninho Oliveira & Pegada com Estilo e da Banda Cavaleiros do Forró. “O aniversário da nossa cidade é uma data que merece ser festejada. E nada melhor do que comemorar com o povo, que vem fazendo Araruna crescer e se desenvolver", disse o prefeito.