Araruna-PB, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Durante o Festival de Aventura e Arte na Serra – FAS 2019, estiveram presentes no município de Araruna, alguns renomados professores e profissionais da prática de turismo envolvendo a natureza como produto.

O encontro e os debates foram realizados na Escola Municipal João Alves Torres, o fundador do Curso de Turismo da UFPB e Coordenador do Paraíba Criativa, André Piva, acompanhado do Coordenador da Pós Graduação em Turismo da UFRN e do Coordenador de Curso de Turismo do IFRN debateram sobre o Planejamento, Monitoramento e Resultados do Turismo na Economia local, tendo a natureza como produto.

O Professor Rogério Fonseca de Educação Física da Unipê, que começou com as práticas de aventura na Pedra da Boca na década de 90, juntamente com a Pós Doutora em Práticas de Aventura do curso de educação física da UFRN e Sônia Sá, escritora do livro Planejamento e inclusão das atividades na natureza nas políticas públicas, destacaram a importância de necessidade das práticas esportivas terem a natureza como palco. Sendo destaque o uso da educação física escolar como iniciativa e alternativa de inclusão daqueles alunos mais agitados e irrequietos, fomentando assim, pela prática desde cedo, tanto uma cultura de uso da natureza para os esportes, como visibilidade dos locais para o turismo.

Na continuidade das atividades do Congresso, o Paramédico e instrutor da Escola Americana de Formação de lideranças ao Ar Livre NOOLS, Edmilson Fonseca, juntamente com o Arqueólogo João Rosa e o Professor Andrey, puderam explanar e praticar a Gestão de Risco em Atividades na Natureza, o mapeamento de trilhas com uso de aplicativos de celulares e o Parkuor em ambiente natural.

Estiveram presentes no encontro, alunos e professores de turismo e educação física, condutores do Curimataú e outros interessados no tema. Araruna se mostrou, para todos, com grande potencial para ganhar público e gerar emprego e renda com o Turismo na Natureza por seu grande potencial.