Araruna-PB, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

A secretária de saúde de Araruna e o responsável técnico pelo Sistema DATASUS do município, Luiz de Andrade Neto, estiveram presentes na Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), realizada pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), que consiste em definir, quantificar e orçar as ações e serviços de saúde, em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Paraíba e na garantia de acessibilidade à população paraibana.

O evento contou com a participação do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), e do Ministério da Saúde (MS). A SES encerrou o ciclo de três oficinas discutindo com os secretários municipais, gestores e técnicos da 1ª macrorregião de Saúde.

A secretária de saúde de Araruna, Drª América Loudal, classificou o enecontro com um momento histórico de melhorias e benefícios para o município. "Após uma semana intensa de muito trabalho, Araruna concluiu sua nova pactuação entre os municípios solicitantes e executantes, prezando pela regionalização e efetividade dos serviços oferecidos pelos municípios. Foram dias de diálogos e intensificação das relações já existentes entre os municípios, isso significa mais acesso para a população Ararunense nos serviços de saúde de média e alta complexidade, regionalização dos serviços e maior oferta de vagas. A PAES (programação da atenção especializada) foi fruto de muita luta e sua execução trará maior agilidade no acesso a população a saúde como também maior comodidade, já que foi possível trazer flexibilidade aos municípios para escolha de municípios mais próximos que também ofertam os serviços de alta e média complexidade", concluiu a secretária de saúde, Drª América Loudal.

Postado por: ASCOM