Araruna-PB, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

| e-Sic | Portal da Transparência | COVID-19

Acontece nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a partir das 18h30, no Mercado Cultural, uma palestra direcionada aos agricultores do município de Araruna, com o tema: “Acunhe a enxada que vai chover no seu roçado”. O palestrante será Asueli de Moura – O Matuto Adaptado.

O evento será realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Economia Solidária em parceria com a Prefeitura de Araruna por meio das secretarias de Cidadania e Turismo, Desenvolvimento Econômico e Rural.

Para o palestrante, Asueli de Moura, a palestra tem como objetivo trazer uma nova luz sobre o que significa ser do Nordeste. Consideramos que há muito desconhecimento sobre nossa história, tradições e cultura, e isso prejudica nosso desempenho em tudo, inclusive nosso desenvolvimento, a falta de conhecimento cria uma desconfiança sobre nós mesmos, ou seja, prejudica nossa autoconfiança.

“Nesta palestra eu uso como ilustração exemplos dos que chamo de "cultura matuta" para contar um pouco sobre quem de fato somos. Um povo criativo, empreendedor e muito resistente, que precisa se apropriar da sua própria cultura e tradição para gerar desenvolvimento pessoal e coletivo. Sendo isto uma grande saída para diminuir a diferença de renda, que é nosso grande problema. Acunhar a enxada é uma metáfora para ESTAR PREPARADO, basicamente digo que se a gente tiver preparado nada pode nos segurar de ser a região mais prospera do Brasil”, frisou.



Postado por: ASCOM PMA