Araruna-PB, Sábado, 20 de Abril de 2024

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, será comemorado em grande estilo este ano em Araruna. O Governo Municipal por meio da Secretaria de Infraestrutura preparou uma ampla programação para o lançamento do Plano Municipal de Arborização de Araruna e implantação de Hortas nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A abertura será marcada por uma solenidade nesta quarta-feira, às 09 horas da manhã, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (antigo PETI), onde na oportunidade o prefeito assinará o PLANO e participará da instalação da 1ª HORTA ESCOLAR do município.

A arborização é essencial à qualidade de vida para qualquer população residente em uma cidade. Possui extrema importância nos centros urbanos, sendo responsável por inúmeros benefícios ambientais e sociais nas cidades. Além de ser estratégica, a arborização, na amenização de aspectos ambientais adversos, sendo importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico da cidade. Neste sentido, ciente da importância da arborização para a cidade de Araruna, a prefeitura contratou os serviços da empresa Eccoprev Serviço de Engenharia LTDA para elaborar o Plano Municipal de Arborização de Araruna.

Para o prefeito Vital Costa, a meta do Governo Municipal é realizar o plantio mínimo de 500 mudas nos canteiros centrais, calçadas, postos de saúde, escolas, praças e domicílios no ano de 2019. A quantidade real de mudas plantadas no final do ano pode variar de acordo com as dificuldades encontradas em campo e condições climáticas. Além do plantio controlado o município em parceria com a AFINK, distribuirá mudas a população que tem interesse de plantar em sua residência. "Como marco inicial do Projeto de Arborização Municipal, vamos fazer o plantio na entrada da cidade, PB-111, (IPÊS de ambos os lados), ainda vamos realizar o plantio na área do Complexo Poliesportivo da Vila Olímpica e no canteiro central das principais Avenidas da cidade; Av. Cel. Antônio Pessoa e Av. Cel. Pedro Targino", destacou o prefeito.

O envolvimento da população nestas ações, especialmente das crianças, é muito importante. Para o engenheiro ambiental, Marcos Belmont, coordenador do projeto, "todo o trabalho que envolve as crianças tem um potencial de longa duração, esperamos que eles sintam-se partícipes, sintam-se responsáveis com o cuidado com a cidade e o meio ambiente que é de todos", diz Marcos.