Araruna-PB, Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025

| e-Sic | Portal da Transparência | COVID-19

Araruna se prepara para a cerimônia oficial de posse dos conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2024-2028. O evento, que é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob gestão da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, vai ocorrer no dia 10 de janeiro às 19 horas, marcando o início formal dos mandatos dos cinco novos conselheiros.

A eleição do novo colegiado ocorreu em 1º de outubro, com a participação de 4.397 eleitores de Araruna. Foram eleitos Marrone de Passarinho 1501 votos; Antonio Marcos 1224 votos; Hilda 1078 votos; Graça de Amaraildo 1073 votos e Marcos Bernardino 911 votos. Os resultados também determinaram os cinco suplentes, que assumirão em caso de vacância dos titulares. São eles: Jairo do Hospital 902 votos; Zuleide 827 votos; Gilvanda da Ótica 744 votos; Silvana Justino 741 votos e Petrônio do Banco 700 votos.

Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar desempenha um papel crucial na proteção dos direitos da criança e do adolescente. Enfrenta desafios como negligência, violência e exploração sexual. Os conselheiros tutelares têm responsabilidades como o atendimento a crianças, adolescentes, pais e responsáveis, a solicitação de serviços públicos nas mais diversas áreas, além do encaminhamento de casos ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, quando necessário. O Conselho Tutelar também pode recomendar ao Estado o afastamento de crianças e adolescentes do ambiente familiar em casos de violações.



Postado por: ASCOM