Araruna-PB, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

| e-Sic | Portal da Transparência | COVID-19

Na manhã desta quarta-feira (10), uma paciente de 68 anos, que sofreu um infarto agudo do miocárdio, foi transferida do Pronto Socorro de Araruna pelo pelo helicóptero Acauã para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, unidade integrante da rede de saúde do Governo da Paraíba. O vôo aconteceu sem intercorrências, apesar do tempo chuvoso na região.

De acordo com o coordenador do Pronto Socorro de Araruna, Davi, a paciente foi atendida inicialmente pela equipe do PS local e imediatamente encaminhou e-mail para a regulação do programa Coração Paraibano, que conseguiu uma vaga para o Hospital Metropolitano. “Para aumentar as chances de sobrevivência da paciente, o transporte aeromédico foi acionado e se dirigiu ao município para resgatar a paciente reduzindo, assim, o tempo de resposta do transporte terrestre com mais segurança para a paciente”, esclareceu o gestor.

Segundo o médico Elinaldo Leite, que acompanhou a paciente no transporte aéreo, ela apresentou o diagnóstico de infarto e, após exames, foi verificada a necessidade de transferência para o Hospital Metropolitano, que, além de ser referência em cardiologia, também é o hospital coordenador do programa Coração Paraibano.

Ao chegar no Hospital Metropolitano, a paciente foi atendida pelo médico cardiologista Rodolfo Figueiredo, que solicitou exames de ecocardiografia transtorácica, raio-X do tórax, e outros exames necessários para o tratamento da idosa, que segue internada em estado estável, consciente e orientada.

Coração Paraibano – O programa conta com uma estrutura de quatro hemodinâmicas espalhadas em três hospitais, nas três Macrorregiões de Saúde. São duas no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita; uma no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; e uma no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

Além disso, a rede conta com 12 hospitais auxiliares que dão suporte na estabilização dos pacientes e na aplicação dos trombolíticos, a partir de um diálogo via rede de telemedicina com suporte 24h por profissionais do Metropolitano, hospital coordenador do programa, e com regulação feita pela Central Estadual de Regulação.

O protocolo do atendimento direciona os pacientes que sofreram um infarto a um hospital mais próximo para realizar a trombólise. A regulação é feita pela Central Estadual de Regulação, que é a gestora dos leitos de cardiologia de toda a Paraíba. O paciente também poderá ser regulado para uma unidade coronariana para realizar o cateterismo de urgência e terá prioridade zero nas regulações.



Postado por: Araruna Online