Araruna-PB, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Na tarde da última quinta-feira (13), o Prefeito de Araruna, Vital Costa, esteve em João Pessoa, onde participou de uma audiência com o Superintendente da SUDEMA, Dr. Marcelo Antônio, Dr. Gilson Lira, Secretário Executivo de Turismo do Governo da Paraíba, Ruth Avelino Presidenta da PBTur e Alessandra Lontra, Gerente de Turismo do Governo do Estado.

Além do prefeito Vital Costa, participaram do encontro o secretário Executivo de Turismo, Edvaldo Costa, o Gerente de Turismo, Ricardo Câmara e Wellington Rafael , Gerente de Cultura de Araruna.

Durante a reunião, realizada na sede da SUDEMA, foram discutidos o Plano de manejo do Parque Estadual Pedra da Boca e a Gestão do Parque, além de outras ações que envolvem a segurança. O encontro teve como objetivo ver caminhos e soluções para o Parque, as ações serão discutidas com o Conselho Gestor do Parque. Ainda ficou acordado um termo de cooperação entre as instituições, para realizar ações, compartilhar informações de forma conjunta para melhorar os serviços no Parque e em seu entorno.

Segundo dados levantados pela Secretaria de Turismo de Araruna, em 2019, o Parque Pedra da Boca, recebeu a vista de várias empresas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco, no total mais de 49 empresas estiveram no Parque.

“Não estão incluídos nestes números grupos de fotógrafos, academias, grupos de amigos independentes, bombeiros, militares, pesquisadores e muitos outros que chegam, muitas vezes sem Guias ou Condutores Locais, o qual é bom, más o mesmo tempo preocupante já que muitas pessoas se arriscam e se aventuram sem auxílio de um nativo, condutor ou Guia local que tem treinamentos para conduzir ou orientar”, frisou o gerente de turismo, Ricardo Câmara.

Ainda para o Gerente de Turismo, Ricardo Câmara é importante que a instituição administradora reveja a gestão e conclua o Plano de Manejo, dando assim atenção necessária que a Unidade de conservação precisa.

O Secretário Executivo de Turismo do Estado, Gilson Lira, comentou que achou a reunião muito produtiva e que a partir de agora focará em mais ações e brevemente fará uma visita a Araruna e ao Parque Pedra da Boca com outras instituições do Estado.

A Presidente da Pbtur, Ruth Avelino, intensificará as ações de divulgação do Destino de Aventura e Natureza, com a participação de Influenciadores Digitais.

O Superintendente falou que está a pouco tempo na Sudema, mas já compreendeu a importância do Parque, sendo assim estará entre uma das prioridades realizar o plano de manejo mesmo não sendo tão barato.

O prefeito Vital Costa comentou que a Prefeitura Municipal, intensificou o recolhimento dos resíduos sólidos na comunidade em torno do Parque e que agora está em andamento uma parte do acesso ao Parque e ao Santuário. Estamos no aguardo ainda que o governo do Estado execute a obra de aceso Araruna a Comunidade Agua Fria, prometida pelo Governador João Azevedo.

f627bad8-f21c-404e-b020-2ccc7794da66

Postado por: ASCOM PMA