Comunicação
Prefeito Vital Costa recebe visita do superintendente do IPHAN, Emanuel Oliveira Braga
IMPRIMIR
WhatsApp
E-mail
IMPRIMIR WhatsApp E-mail
Reprodução ASCOM
O Prefeito de Araruna, Vital Costa recebeu na tarde desta quarta-feira (23) em seu gabinete, a visita do Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico na Paraíba (Iphan PB), Emanuel Oliveira Braga, antropólogo do Instituto na Paraíba desde 2010 e atual superintendente no estado em uma visita de cortesia e para apresentação do evento Oficina Presencial sobre Inventários Participativos e Salvaguarda da Literatura de Cordel na Paraíba em parceria com Fórum de Turismo do Curimataú Paraibano que será realizado nesta quinta e sexta 24 e 25 de agosto no auditório do SEBRAE de Araruna e destinado a secretários municipais de turismo e cultura, professores, artistas regionais e locais e demais interessados.
Acompanharam o superintendente na visita a Vital Costa, o Vice-prefeito Availdo Azevedo, Secretários; Íkaro Morais, Fabio Veriato, Edvaldo Costa, Wellington Rafael, coordenador de cultura, Felipe Mateus, gerente de turismo, Ricardo Macedo, presidente do Fórum de Turismo do Curimataú Paraibano e o chefe da agência local do SEBRAE José Marcílio.
O Encontro abriu um canal de conversação e ações entre os dois órgãos, além da Prefeitura, Emanuel Braga visitou a Igreja Matriz, Igreja de Santo Antônio, marco zero de Araruna, mercado cultural e centro histórico. Esses prédios já são tomados pelo IPHAEP e deverão ser objetos de estudo para decreto de tombamento também pelo IPHAN. O Prefeito Vital Costa considerou a visita expressiva e marca uma importante troca de ideias e acompanhamento do potencial cultural de Araruna.
Saiba mais:
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma autarquia federal que responde pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cabe ao Iphan proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras. A Superintendência do Iphan na Paraíba, denominada, anteriormente, 20ª Superintendência Regional, foi instalada em 2004. A atuação do Iphan no Estado data de 1938, com os primeiros tombamentos de edificações da arquitetura religiosa e militar datadas do século XVI. Atualmente, existem inúmeros bens tombados isoladamente em Aparecida, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, Ingá, Lucena, Pilar e Santa Rita, além do conjunto urbanístico de Areia e do centro histórico de João Pessoa.

Postado por: ASCOM
URL: https://www.araruna.pb.gov.br/noticias/prefeito-vital-costa-recebe-visita-do-superintendente-do-iphan-emanuel-oliveira-braga.html
Outras Notícias
Comunicação
São João na Serra 2026 começa neste sábado (20) e promete quatro dias de muita festa em Araruna; veja a programação
Ler mais
Assistência Social
Araruna fortalece ações de proteção às mulheres com adesão ao Projeto Voltando a Refletir
Ler mais
Cultura
Arraiá da Fazenda Nova abriu oficialmente os festejos juninos de Araruna 2026
Ler mais
Portal da Transparência
Acessar
Ouvidoria
Acesse nosso canal de ouvidoria e envie suas manifestações, críticas, elogios, denúncias e ajude o governo a tornar nossa cidade cada vez melhor.
Portal Compra Direta
Araruna Digital
Simplificamos o acesso do cidadão a serviços municipais.
Portal do Servidor
Portal do Contribuinte
Emissão de Nota Fiscal
Emitir Notas
Diário Oficial
SIC FÍSICO Pedido de informação presencialmente Rua Professor Moreira, 21, Centro, Araruna – PB Horário de atendimento: 8:00 às 14:00 Telefone: 083 – 3373-1010
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARARUNA | 1876-2026 - 149 anos, 11 meses e 8 dias