Araruna-PB, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Araruna faz uma alerta à população para combate e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) continuam com as visitas domiciliares e  no comércio para a identificação de focos e orientações aos ararunenses nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

A secretária de saúde de Araruna, Drª América Loudal, pede para que os ararunenses incluam, a fim de evitar a proliferação do mosquito, as ações preventivas na sua rotina, tais como: eliminar recipientes com água parada; limpar quintais, caixas d’água, reservatórios, calhas, entre outros; evitar acúmulo de lixo em qualquer lugar; usar repelentes e instalar telas nas janelas.

A secretária reforça que o apoio da população é de suma importância para evitar um surto de dengue. “Pedimos para que as pessoas que estão em casa, devido ao isolamento social causado pelo Covid-19, aproveitem esse tempo para revisar o pátio e demais locais que possam ser foco do mosquito Aedes aegypti, para que não tenhamos dois problemas juntos”, ressalta Loudal.

O que os ararunenses podem fazer?

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Araruna, a principal ação da população é evitar acúmulo de água:

– Guarde garrafas vazias de cabeça para baixo e num lugar coberto;

– Fure as latas antes de jogar fora;

– Fure pneus velhos ou guarde-os em lugar coberto;

– Mantenha sempre fechados caixas d’água, tambores, barris e poços;

– Limpe as calhas com frequência;

– Substitua a água de plantas aquáticas por areia;

– Lave os pratos de plantas periodicamente;

– Limpe aquários periodicamente, principalmente aqueles que não contêm bombas;

– Faça sempre a manutenção de piscinas;

– Limpe sempre a bandeja do ar condicionado.

Sintomas da dengue

A Prefeitura de Araruna lembra que o tratamento da dengue é muito importante porque, se a pessoa contrair a doença pela segunda vez, poderá ter a chamada dengue hemorrágica, que pode ser fatal. Em caso de sintomas, o ararunense deve buscar imediatamente ajuda médica nas Unidades de Saúde ou PA, Saiba quais são:

– Dor de cabeça;

– Dores no corpo;

– Sinais de fraqueza;

– Febre;

– Manchas vermelhas pelo corpo;

– Podem também ocorrer falta de apetite, náuseas e vômitos.

Postado por: ASCOM PMA