Araruna-PB, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Nesta quarta-feira (12/12), o prefeito de Araruna, Vital Costa (PP), assinou o Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), tornando o município o segundo no Estado da Paraíba na implantação do INSS Digital, iniciativa que promete dar mais eficiência aos processos realizados pela Previdência Social, inclusive reduzir a fila de espera por atendimento.

O momento contou também com a presença do gerente-executivo do INSS de João Pessoa, Rogério Oliveira, da Assessora do INSS, Giovanna, dos secretários; Fábio Veriato (Administração), André Santana (Assistência Social), Íkaro Morais (Chefe de Gabinete) e do atendente local, Ricardo.

O gerente do INSS, Rogério Oliveira, afirmou que Araruna é a segunda cidade da Paraíba a assinar o termo e também será uma das primeiras a utilizar o serviço. “O INSS digital é uma nova modalidade que promete agilizar o trabalho nas agências de todo o país e reduzir o tempo de espera para o atendimento”, observou.

O INSS Digital consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. Os pilares do projeto são o processo eletrônico – agendamento e concessão de benefício pela Internet para o segurado e a distribuição das demandas entre as unidades.

A Prefeitura de Araruna sabe que é fundamental a agilidade dos processos de Seguridade Social, como também reitera seu compromisso com a população no tocante ao deslocamento que muitas vezes se torna difícil. “Essa parceria vai facilitar aos cidadãos de Araruna o acesso aos serviços do INSS, que poderão fazer o pedido de benefício diretamente na nossa agência avançada, sem precisar percorrer até 50 quilômetros até Solânea para serem atendidos. No INSS Digital de Araruna, os trabalhadores poderão procurar a unidade para dar entrada nos benefícios previdenciários; o nosso servidor Ricardo, devidamente treinado pelo INSS, digitalizará os documentos e os encaminhará on-line à Previdência Social, que fará a análise necessária. Tudo de forma rápida e online”, afirmou o prefeito, Vital Costa.

Serviços que serão fornecidos

A celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre o INSS e a Prefeitura permitirá a execução dos seguintes serviços: pedidos de entrada de Aposentadorias (por idade e por Tempo de Contribuição), pensão por Morte, Auxílio-Reclusão, Amparo Assistencial ao Idoso e Deficientes, Salário Maternidade, emissão da Certidão de Tempo de Contribuição/Servidor Municipal e atendimentos relacionados ao BPC (Benefício da Prestação Continuada).