Araruna-PB, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22, reunião na sede da Prefeitura de Araruna que contou com a presença do prefeito Vital Costa, do Coronel PM Brandão do 4º BPM, da soldada Iara Telles, vereadora Lurdinha Odon e o secretário municipal de Educação, Francisco Belarmino (prof. Fio).

A reunião foi no sentido de firmar parceria para instalar no município o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), por meio da Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é desenvolver ações pedagógicas de prevenção às drogas e à violência nas escolas do município de Araruna.

Para o prefeito Vital Costa, o programa PROED é importante e chega no município para realizar um trabalho de base com os alunos dentro da rede, junto aos professores, a família e sociedade, buscando prevenir e orientar de forma educativa e informativa. “Sabemos que o problema das drogas e da violência, principalmente, tem avançado e vem destruindo muitas famílias. Precisamos combater por meio da educação, alertando, conversando e mostrando o caminho correto. E para isso, é necessário que todos deem as mãos: prefeitura, polícia, escola, família e comunidade em geral. Os alunos do pré II ao 7º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal, receberão ensinamentos ministrados por policiais militares capacitados de como manter-se afastados das drogas, do crime e da violência. Nesse processo de formação os pais também poderão acompanhar de perto o estudo, o que vai aproximar a família da escola. A Prefeitura de Araruna dará total suporte ao programa através da Secretaria Municipal de Educação”, falou o prefeito.

“O esforço da Prefeitura e da Secretaria de Educação em estabelecer parcerias com a PM é para que possamos, além de aumentar a segurança nas escolas, manter nossos jovens longe das drogas e aliciadores. Quem ganha é a comunidade” disse o secretário de Educação professor Fio.

Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd é um programa educativo desenvolvido e aplicado pela Polícia Militar, com a finalidade de promover a integração entre a polícia, a escola e a família, para juntos enfrentarem a problemática das drogas e da violência.