Araruna-PB, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

A Prefeitura Municipal de Araruna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Rural, realizou na manhã desta quarta-feira (15), no ginásio de esportes O Maranhão, a entrega dos boletos do Programa Garantia Safra 2019/2020.

Na oportunidade, o coordenador local do programa Garantia-Safra, Availdo Azevedo, destacou que este ano são 480 inscritos e o vencimento do pagamento da contrapartida expira no próximo dia 31 de janeiro.

Ao aderir ao programa, o agricultor paga uma parcela de R$ 17,00 e a prefeitura municipal entra com a contrapartida de R$ 51,00 por pessoa. Com isso, totaliza-se aproximadamente R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) a parcela da prefeitura para este programa.

Os agricultores que ainda não pegaram o boleto devem procurar o secretário Availdo Azevedo, munidos do CPF para fazer o resgate do boleto.

Em sua fala, o prefeito Vital Costa reafirmou o compromisso com o homem do campo e garantiu o corte de terra para todos os agricultores do município. "O produtor pode ficar tranquilo, iremos cortar todas as terras sem distinção”.

Vital Costa concluiu destacando que entre 2017 e 2019 o investimento da Prefeitura no programa Garantia Safra totaliza cerca de 85.000,00 reais. Vital Costa garantiu que continuará cobrando para que o Governo Federal cumpra a sua parte garantindo o pagamento aos agricultores.

O benefício do garantia safra garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Os recursos para o pagamento dos benefícios provem das contribuições dos agricultores (taxa de adesão) e contribuições dos municípios, dos estados e da União, que juntas formam o Fundo Garantia Safra.

Maiores informações na sala 2 da Secretaria em frente a Escola João Alves Torres ou pelo whatsapp 996049574.

Postado por: ASCOM PMA