Araruna-PB, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

Com o objetivo de incentivar os gestores a refletir sobre a administração democrática e a desenvolver práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar, a prefeitura de Araruna, por meio da Secretaria da Educação deu início nesta sexta-feira (01), a abertura dos trabalhos pedagógicos para 2019 com o tema: "Clima Escolar e Aprendizagem". A continuidade será dia 05/02 no Salão Paroquial de 07h30 às 11h30 com a Jornada de professores, que tratará de Currículo Escolar e Gestão da Aprendizagem.

O evento aconteceu no auditório da SME e contou com a participação do prefeito Vital Costa, secretário de educação, Francisco Belarmino, diretores e coordenadores pedagógicos municipais.

Segundo Alcione Soares, coordenadora pedagógica da SME, essa foi a primeira de muitas outras formações que irão acontecer no decorrer dos anos de 2019/2020. “Trata-se de uma formação com objetivo de oportunizar um trabalho coletivo, com a participação ativa de todos os sujeitos do cotidiano escolar, pois uma gestão eficiente precisa sustentar dois olhares: para o alinhamento da equipe e para a otimização dos resultados; o que se faz necessário para provê um entendimento da instituição de ensino como um todo e de como cada uma dessas peças se encaixa, contribuindo para seu funcionamento, com um clima escolar positivo, aberto ao diálogo, onde o gestor trabalhe com as pessoas e não para as pessoas, o que é fundamental para uma gestão democrática que busca refletir sobre a realidade da escola e seu entorno, visando identificar situações que promovam o envolvimento de todos com a qualidade no processo pedagógico e na aprendizagem”, destacou Alcione.

O Secretário Municipal de Educação, Francisco Belarmino, externou o compromisso e o empenho que vem sendo feito pelo prefeito Vital Costa na garantia de oferecer uma educação de qualidade, tanto na zona urbana como na rural.

Vital Costa reforçou o seu propósito de investir cada vez mais na educação, capacitando os gestores, professores e equipe técnica para contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes ararunenses.

O Prefeito ainda conclamou os presentes a trabalharem em prol de uma Araruna ainda melhor, sem levar em conta quaisquer distinções, visto que o principal foco é oportunizar a todos uma educação de qualidade.

Para o gestor escolar, Josenildo, o encontro foi muito dinâmico, divertido e proveitoso. Um momento de descontração, seriedade e compromisso. Parabenizo a professora Alcione, secretário de educação, professor Fio, que sempre nos dá credibilidade para desenvolvermos nossas atividades. Não esquecendo de agradecer ao prefeito Vital Costa pela presença e apoio.

Veja a programação da Jornada Pedagógica 2019

Sem título-1