Araruna-PB, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

A Prefeitura Municipal de Araruna, através do Selo UNICEF, realizou, nesta terça-feira (16), no Auditório do SCFV a Reunião Intermediária de Acompanhamento do SELO UNICEF – Edição 2017 – 2020 com o objetivo de analisar a evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial apresentado no I Fórum Comunitário, analisar se o que foi proposto no plano de ação pelos direitos da criança e do adolescente estão de fato sendo realizados e reforçar o comprometimento dos atores envolvidos.

O evento contou com a participação do Prefeito Vital Costa, do Articulador do Selo, André Medeiros, dos Secretários Municipais, Vereadores, CMDCA, Técnicos dos CRAS E CREAS, Adolescentes do SCFV E Representantes comunitários.

“Desde que assumimos a gestão, conseguimos dar um impulso na Educação do município com investimos em um trabalho de construção da educação por processos de recuperação de escolas, entrega de fardamentos e qualificação dos profissionais. Essas ações servem e são uma parcela dos esforços para alcançarmos os índices do Selo Unicef, que é um prêmio que almejamos e que, certamente, vai orgulhar os ararunenses”, declarou o prefeito Vital Costa, presente ao encontro.

O Selo é um reconhecimento dado aos municípios que conseguem melhorar os indicadores relativos aos direitos de crianças e adolescentes. O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer os avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia.

Araruna aderiu ao Selo Unicef há três anos e, ao longo desse tempo vem cumprindo as etapas previstas na Metodologia: Constituição da Comissão Intersetorial, escolha do Articulador e do Mobilizador de adolescentes; Reunião dos Fóruns Comunitários, reunião intermediária de acompanhamento; acompanhamento das ações na plataforma do Selo; e acompanhamento dos resultados sistêmicos.

“A reunião intermediária, que é uma das etapas que o município tem que cumprir, serve como um chamamento para as Secretarias e gestores diretamente responsáveis pelo comando das ações que visam contribuir para as melhorias dos itens relativos ao Prêmio do Selo Unicef. Tivemos uma participação bem representativa dos órgãos, o que demonstra de cara um comprometimento dos vários atores envolvidos”, comentou o articulador do Selo Unicef, André Medeiros.

reuniao intersetorial