Araruna-PB, Segunda-Feira, 15 de Julho de 2019

| Acessibilidade | e-Sic | Transparência

Ações de conscientização da importância da prevenção e controle da dengue fazem parte da rotina do município de Araruna. O poder público faz um alerta a sociedade para os cuidados a serem tomados pelos moradores. “Todos os profissionais de saúde do município estão mobilizados nesta intensa agenda de prevenção por meio de conversas, visitas domiciliares, palestras à comunidade e às famílias, ensinando como evitar os focos do Aedes aegypti”, disse a secretária de saúde, Drª América Loudal.

IMG_7965

Na tarde de terça-feira (30/04), a secretaria de saúde reuniu as pessoas atendidas pelo programa Criança Feliz para uma palestra sobre a importância da prevenção ao mosquito da Dengue. Na palestra foram abordados os seguintes temas: O mosquito Aedes Aegypti; O controle e prevenção realizados no Município; Dados Epidemiológicos do Município, sintomas, diagnóstico e tratamento da Dengue. O encontro aconteceu no Mercado Cultural e contou a presença do prefeito Vital Costa, secretária de saúde, Drª América Loudal, secretário de assistência social, André Medeiros, equipe do criança feliz e técnicos da secretaria municipal de saúde.

O prefeito Vital Costa, enfatizou a importância de cada um fazer a sua parte. “Como Governo, estamos fazendo a nossa parte. Se cada um fizer a sua parte começando pela nossa própria casa, mantendo limpos nossos quintais, não deixando locais com água parada, com certeza com a união dos esforços podemos evitar que haja mais focos do mosquito transmissor da dengue em nosso município”, observou.

IMG_7974

O que é Dengue
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.

Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.

Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.

Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.

Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.

Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.

Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.

Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.

Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.

Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.

Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.

Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.

Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.

Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.

Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.

Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.

Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.

Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.

Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.



Postado por: ASCOM-PMA