Araruna-PB, Quarta-Feira, 1 de Maio de 2024

A Secretária de Saúde de Araruna, Drª América Loudal, ao lado do responsável técnico pelo Sistema DATASUS do município, Luiz de Andrade Neto, participam essa semana de 08 a 12/04, em João Pessoa da Oficina de Pactuação dos Fluxos Assistenciais por Referência da Programação da Atenção Especializada em Saúde (PAES), promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento consiste em definir, quantificar e orçar as ações e serviços de saúde.

Participam do encontro, representantes do Conselho Estadual de Saúde (CES-PB), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), e do Ministério da Saúde (MS).

Para a secretária de saúde de Araruna, Drª América Loudal, a oficina oportuniza o debate tripartite entre o Estado, municípios e o Governo Federal. “Aqui estamos representando Araruna para discutir e ajustar as referências dos procedimentos inseridos na Programação Pactuada e integrada (PPI) para a PAES, facilitando o acesso da população aos serviços de média a alta complexidade em saúde  para toda população ararunense”, destacou a secretária Drª América, que considerou o evento como de extrema importância para o futuro assistencial da saúde para os municípios da Paraíba.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, a pactuação permite que os municípios possam realocar pacientes e destiná-los aos serviços ofertados em cidades onde são referência, possibilitando uma assistência ágil e qualificada. O acesso do usuário aos serviços é garantido por meio dos orçamentos internos que são redistribuídos pelos municípios e encaminhados para o local onde há oferta especializada de procedimentos.

“A Paraíba é um dos primeiros estados a avançar nessa discussão, onde iremos reformular a antiga Programação Pactuada Integrada [PPI], que existe desde 2010, levando em conta que o cenário demográfico, populacional e epidemiológico de 14 anos atrás era bem diferente do que temos atualmente. Então, é importante fazermos essas alterações na Programação da Assistência, entendendo as atuais necessidades da população, considerando também os novos serviços ofertados na saúde do Estado, já que estamos realizando um trabalho intenso, aprimorando cada vez mais a regionalização”, explicou.

Após serem finalizadas as discussões sobre o tema, será implantado o novo modelo de pactuação da atenção especializada, culminando em uma grande ação que resultará no fortalecimento do SUS no Estado.

Postado por: ASCOM