Araruna-PB, Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

A Prefeitura de Araruna através da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu diversas ações voltadas a Campanha Outubro Rosa, Campanha que tem como objetivo a Prevenção ao Câncer de Mama.

As ações tiveram início ainda no mês de setembro com a realização de 160 exames de mamografia em parceria com a ONG Amigos do Peito. Durante todo mês, todas as Unidades Básicas de Saúde do Município desenvolveram uma série de ações alusivas ao Outubro Rosa com palestras, rodas de conversa, conscientização, entre outras atividades e serviços ofertados à população. A população, tanto feminina, quanto masculina, dispõe diariamente de 08 UBSs, sendo 05 na zona rural e 03 na zona urbana.

Além das ações nas Unidades de Saúde, a promoção da saúde e as ações de prevenção ganharam importante reforço com o mutirão de exames de mamografia e preventivo que foram realizados na Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, graças à parceria entre o Governo do Município, por meio da Secretaria de Saúde, com o Serviço Social do Comércio (Sesc), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fecomércio/PB), que garantiram mais de 600 exames gratuitos de mamografias e citológicos às ararunenses.

A secretária de Saúde, Drª América Loudal, agradeceu o empenho da equipe e das mulheres que abraçaram a idéia. ‘‘É bom ver cada um de vocês que realizaram o exame durante o mês de prevenção. A campanha acabou, mas continuamos lutando contra o câncer de mama durante todo o ano, as nossas unidades de saúde a e secretaria estão de portas abertas pata atende-las. É uma luta constante. Mas eu sei que unidas venceremos essa doença que tanto nos assombra’’, conclui a América.