Araruna-PB, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

A Prefeitura de Araruna, através do Setor de Endemias, órgão veiculado a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a distribuição de piabas a população ararunense para auxiliar a ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. As piabas são fornecidas pelos agentes para os cidadãos colocarem em depósitos de água. Os interessados devem procurar o Centro de Saúde (INAMPS), no centro da cidade.

Segundo informações do coordenador de vigilância sanitária, Rodrigo Patrício, o resultado do trabalho realizado com as piabas tem surtido um efeito mais do que o esperado no combate as larvas do mosquito da dengue. “Para ter uma ideia, enquanto que com o larvicida a eliminação das larvas gira em torno de uma até duas semanas nas caixas d’água, com as piabas a eliminação das larvas em média acontece em até 24 horas, isso porque, a espécie se alimenta das larvas deixadas pelo mosquito, e com isso, interrompe o seu ciclo de reprodução”, destacou.

piabas1

piabas2