Araruna-PB, Sábado, 20 de Abril de 2024

Em parceria com a Prefeitura de Araruna, a Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher estaciona na cidade e inicia os atendimentos nesta segunda, dia 21, com a realização de exames de prevenção ao câncer de mana e colo de útero. A carreta está localizada no Calçadão da Praça João Pessoa.

A Prefeitura de Araruna esclarece, o passo a passo do atendimento na unidade móvel do Sesc Saúde da Mulher, que ficará em Araruna até o fim do mês. Nestes 10 dias de funcionamento serão oferecidos cerca de 640 exames, entre mamografias e citológicos. Além dos exames, a unidade também realiza ações educativas, como orientações e palestras sobre os cuidados necessários e alertas aos sintomas de doenças.

Para a realização do exame preventivo e da mamografia, as mulheres deverão comparecer primeiro à unidade de saúde mais próxima de sua residência. Na recepção da unidade, basta informar a intenção de realizar o exame na carreta do Sesc e os funcionários providenciarão os pedidos.

A mamografia é um exame de detecção por imagem para identificar alguma anormalidade na mama ou algum nódulo que não seja percebido no exame de toque. Pode ser feito em mulheres de 50 a 69 anos. E ainda, mulheres a partir dos 35 anos com história familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) com diagnóstico de câncer de mama. Já o citológico está liberado para mulheres com idade entre 25 e 64 anos.

Para realizar os atendimentos, a equipe conta com um caminhão dividido em Consultório para realização de exames do citopatológico (preventivo); Sala de mamografia (espaço composto de mamografia digital, estação de trabalho e negatoscópio); Banheiro; Tenda externa com espaço multimídia para ações educativas e possui funcionamento de recepção e sala de espera.