Araruna-PB, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

O Município de Araruna, no Curimataú Paraibano, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA, realizou na tarde desta quarta-feira, 22 de agosto, o primeiro Fórum Comunitário do Selo Unicef 2017-2020, iniciativa do Fundo das Nações Unidas (ONU), voltado à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. O encontro ocorreu no salão paroquial e contou com a presença de autoridades do Município, estudantes de escolas públicas da cidade e representantes de diversos segmentos da sociedade. O evento foi organizado pela Prefeitura através da Comissão Pro Selo Unicef 2017-2020 formada pelas Secretarias de Ação Social, Saúde e Educação.

A programação do Fórum constou de apresentações da metodologia do Selo Unicef, do diagnóstico da situação das crianças e adolescentes de Araruna, além dos 11 grupos que debateram as políticas públicas de saúde, educação, assistência social, e cultura, entre outras, dedicadas às crianças e adolescentes. Durante o fórum, o público também pôde prestigiar apresentações teatrais e musicais com crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município.

O articulador do Selo Unicef e secretário municipal de assistência social, André Medeiros, destacou a importância da realização do Fórum na articulação dos vários setores sociais, reiterando o compromisso do município com a criança e adolescente. Acentuou, também, o papel estratégico na busca pela melhoria dos índices e na construção de uma sociedade mais sustentável. “É um momento onde nos empenhamos através de várias secretárias e chamamos também a comunidade para perto. Entendemos que só juntos iremos produzir políticas públicas com mais efetividade”, afirmou.

O prefeito Vital Costa destacou que adesão ao selo simboliza o esforço empreendido pela gestão Cuidando da Nossa Gente ao trabalhar na promoção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes de Araruna. “Ao longo da nossa gestão estamos promovendo políticas públicas para atender as necessidades das nossas crianças e adolescentes e, temos feito isso quando oferecemos uma educação de qualidade. Temos demonstrações claras e notórias de que isso está acontecendo no nosso governo de forma transparente e com responsabilidade, e a educação do município tem evoluído e muito. Além disso, o trabalho integra outras áreas que não podemos deixar de lado, como a melhoria bastante considerável na saúde e serviços sociais, através da redução das desigualdades sociais melhorando assim a qualidade de vida deste público específico”, declarou o prefeito Vital Costa.

A secretaria de saúde, Drª América Loudal explicou que “esse é o momento em que a gente apresenta para a sociedade nossa situação atual e as políticas que estão sendo implementadas. Os participantes contribuem com sugestões para que seja elaborado um plano de ação onde a gente vai trabalhar os próximos anos visando a melhoria das crianças e adolescentes que precisam ser protagonistas. Temos trabalhado e investido para que a melhora seja maior a cada dia", completou.

De acordo com o Secretário de Educação, Francisco Belarmino, o projeto é uma adesão do município, bem como uma motivação para que todos possam se unir para trabalhar as políticas públicas de modo efetivo voltadas para área da criança e do adolescente.

Araruna conquistou o Selo Unicef na gestão do prefeito Availdo Azevedo que falou sobre a alegria da conquista do selo em 2006. “Agora temos essa nova missão, na busca do Selo Unicef 2017-2020, na certeza que teremos êxito para conquistarmos essa nova etapa”, disse.

Participaram do evento, o prefeito Vital Costa, os secretários André Medeiros, (Assistência Social e Presidente do CMDCA), Drª América Loudal (Saúde), Francisco Belarmino (Educação), Availdo Azevedo (Desenvolvimento Econômico e Rural), Múcio Odon (Agricultura), Fábio Veriato (Administração), Charles Pontes (CGM), Dr. Ikaro Morais (Chefe de Gabinete), os vereadores Antonio Bidu e Luis Martiniano, além de professores, Sociedade Civil Organizada, membros do Conselho Tutelar, Padre Antonio Justino, Pároco da cidade e a comunidade em geral.