Araruna-PB, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Como parte das ações alusivas a “Semana Nacional da Luta Antimanicomial, os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Secretaria Municipal de Saúde de Araruna, tiveram uma noite diferente nessa quinta-feira (24).

Siga nossas páginas no Facebook, no TwitterInstagram e veja nossos vídeos no Youtube.

Em clima de alegria e descontração, os usuários do CAPS se divertiram muito nos brinquedos instalados no centro da cidade no Parque de Diversão. Além disso, toda equipe também saboreou a pizza no restaurante Paulista Árabe.

Ana Paula Solano, coordenadora da Saúde Mental do Município, afirma que o evento tem a finalidade de fortalecer a socialização e reinserção dos usuários no meio social. “É um momento de descontração, mas que tem um sentido, mostrar que eles podem e devem interagir com a comunidade”, pontua.

O dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, marca no Brasil o movimento por uma sociedade sem manicômios, além de questionamentos relacionados ao estigma social em torno dos transtornos.

A secretária municipal de saúde, Drª América Loudal, destaca que o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é mobilizar a sociedade e os próprios usuários sobre a luta contra os manicômios, uma vez que o tratamento ideal para as pessoas com sofrimento mental não é o aprisionamento, mas o tratamento em espaços abertos, de preferência no seio familiar.

Para a secretária executiva de saúde, Maria Mônica, a ação do CAPS é um momento de dizer à sociedade que os usuários merecem respeito. “Eles são capazes e, como todo cidadão, têm direito, vivendo em sociedade, com direito à liberdade e tentando desmistificar o preconceito”, afirmou.

Postado por: Ascom-PMA