Araruna-PB, Terça-Feira, 7 de Maio de 2024

A prefeitura de Araruna, através do CRAS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo – SCFV/Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira, 02 de agosto, na sede do serviço, oficina sobre saúde bucal do idoso. Na ocasião foram oferecidos exame intrabucal em todos os idosos, palestras e orientações de hábitos e higiene de saúde.

Rosa Oliveira, coordenadora do Centro de Convivência do Idoso de Araruna, comentou sobre a ação. “Com atenção voltada ainda para o tema Julho verde, mês da luta contra o Câncer de Cabeça e Pescoço, recebemos no Centro de Convivência do Idoso a Equipe de Saúde da UBS IV, o cirurgião dentista, Marcos Vinicius, a auxiliar Edivânia e os Agentes de Saúde, Rivaldo e Ana Estevam. O objetivo do encontro foi de esclarecer e orientar os participantes sobre higiene e cuidados com a boca, além de realizar um levantamento sobre as condições da saúde bucal dos idosos"  esclareceu.

Em contato com a nossa reportagem, o cirurgião dentista, Marcos Vinicius destacou a importância da ação. “Essa ação promovida hoje foi muito produtiva, debatemos sobre a Prevenção ao Câncer Bucal e todos foram examinados, onde identificamos quatro (4) pessoas com alterações que serão atendidas no Núcleo de Atenção ao Câncer Bucal na UEPB”, disse.

A iniciativa da Secretaria de Saúde é de grande valia e importância para os nossos idosos, segundo a secretária Municipal de Saúde Drª. América Loudal o segredo está no diagnóstico. “O quanto mais cedo se faz o diagnóstico, maiores são as chances de cura de qualquer problema que possa aparecer, nesse caso teremos uma população mais saudável”.

Para o Prefeito Vital Costa, o Centro de Convivência do Idoso tem atendido as expectativas da administração municipal e da sociedade, pois tem proporcionado qualidade de vida aos cadastrados, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável, promovendo ainda a autonomia e socialização de forma humana e digna para os idosos ararunenses.

palestra

palestra1