Araruna-PB, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

A Prefeitura de Araruna por meio da Comissão de Educação Inclusiva do Município, promoveu nos dias 21 e 27 de setembro, uma capacitação para Professores, Coordenadores pedagógicos e Gestores que compõe a Educação Pública do município sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação teve como facilitadora a Terapeuta Ocupacional do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), Silvana Cely Ribeiro.

O objetivo da capacitação foi qualificar os profissionais da área da educação para que seja possível o breve conhecimento a respeito do AUTISMO e dessa forma se realize a identificação de alguns dos sinais e sintomas para que o diagnóstico e tratamento possa acontecer de maneira breve. Além de que dessa forma possa haver uma melhor Inclusão dos alunos no ambiente escolar, familiar, social e comunitário.

O mês oficial da luta pela inclusão social da Pessoa com Deficiência tem como objetivo gerar visibilidade a causa da pessoa com deficiência. Setembro foi escolhido para essa ação em razão do dia 21 ser Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o mês de setembro também representa esperança e renascimento, marcado pelo início da Primavera. Além da comemoração da data, a ação tem o intuito de tornar o mês referência nacional.

A comissão de Educação Inclusiva nas pessoas das profissionais Ludmila Carvalho (psicóloga), Marcela Medeiros (psicopedagoga) e Rita Gouveia (Assistente Social), agradece a todos os profissionais que participaram desse momento de troca de conhecimento e experiência e coloca-se à disposição para eventual esclarecimento.

Por Jocimar Dias/ASCOM com informações de Ludmila Carvalho