Araruna-PB, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (05), a reunião extraordinária do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável de Araruna, na sala de reuniões da Emater. A reunião foi solicitada pelos próprios conselheiros sob a presidência de Edite dos Santos Silva, com o objetivo de tratar sobre Garantia Safra 2017/2018 e outros assuntos.

Siga nossas páginas no Facebook, no TwitterInstagram e veja nossos vídeos no Youtube.

Na ocasião além do tema principal foram tratados assuntos como a próxima vacinação contra a febre aftosa e as eleições do Conselho prevista para  dezembro. Na reunião além dos membros do Conselho, participaram representantes de sindicatos de trabalhadores, EMATER, Defesa Agropecuária e Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Rural de Araruna.

O ponto principal das discussões foi o Garantia Safra 2017/2018, com explanação do Secretário Availdo Azevedo e do Técnico da EMATER Severino do Ramos, o secretário expôs um balanço do programa referente à Safra 2015/2016 cujas parcelas foram pagas de maio até setembro do corrente ano e divulgou a ação conjunta entre Prefeitura, EMATER e Conselho para viabilização do processo de inscrição da safra 2017/2018 que se iniciará na próxima semana com reuniões informativas em algumas comunidades e em seguida o processo de inscrição propriamente dito.

O Secretário expos a ação da Prefeitura e a recomendação do Prefeito Vital Costa em garantir o processo de inscrição no programa, com total transparência e direcionado para os agricultores que verdadeiramente trabalham com a terra. Já o Secretário Executivo Múcio Macedo, informou que o gestor municipal conseguiu uma emenda que já está empenhada para  construção do centro de comercialização de animais e de vendas de produtos da agricultura familiar, que virá a preencher uma lacuna existente no município e agregar valor aos produtos produzidos pelo homem do campo.

Foi deliberado que no próximo dia 26 de outubro haverá nova reunião do conselho para iniciar o processo eleitoral que acontecerá em dezembro para renovação do Conselho Municipal de Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável de Araruna.