Araruna-PB, Sexta-Feira, 29 de Março de 2024

A Prefeitura de Araruna, por meio da secretaria municipal de Saúde, conseguiu junto ao Hospital de Olhos da cidade de Areia-PB, o encaminhamento de pacientes ararunenses para intervenções cirúrgicas de Cataratas. Uma ação da Administração: “Cuidando da Nossa Gente”.

O mutirão de catarata iniciado no início da gestão do prefeito Vital Costa, segundo informações da 2ª gerência de saúde do Estado da Paraíba, já realizou o encaminhamento de 36 cirurgias só este ano, e até o final de 2018 já estão agendadas mais 12. A previsão é que, a partir de diagnósticos, mais pessoas venham ser atendidas ainda este ano.

Para o prefeito Vital Costa, esse é um trabalhando constante da secretaria municipal de saúde, buscando todas as oportunidades para ofertar saúde pública de qualidade para a população ararunense.

A Secretária de Saúde Drª América Loudal, que tem acompanhado de perto os pacientes, destacou que, “nada é mais gratificante do que termos um programa de saúde da visão e ajudar as pessoas do nosso município, voltar a enxergar bem”.

A catarata apresenta-se, na maioria das vezes, como uma perda visual progressiva tanto para perto quanto para longe. Essa baixa de visão pode ser unilateral ou bilateral. O paciente pode queixar-se de perda de contraste das cores e troca frequente do grau dos óculos sem melhora da qualidade de visão.

A causa mais comum da doença é a senil, ou seja, o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a congênita, na qual o bebê já nasce com o sintoma, forma mais rara, e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, uveítes (inflamação intra-ocular), trauma e exposição excessiva à radiação ultravioleta.

Postado por: Ascom-PMA