Araruna-PB, Quinta-Feira, 28 de Março de 2024

O presidente do Conselho Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos - CMGRS, Rogério Santos Ferreira, apresentou ontem, (21/02) no auditório da UAB Virtual, a versão inicial do plano Municipal Simplificado de Resíduos Sólidos do Município de Araruna com uma explanação das etapas de elaboração e as medidas que estão em curso para a implantação do plano em Araruna.

Siga nossas páginas no Facebook, no TwitterInstagram e veja nossos vídeos no Youtube.

Segundo o prefeito Vital Costa, a elaboração do plano mostra o avanço e todo compromisso da gestão municipal com o meio ambiente. “Este plano já era pra ter sido implantado na cidade há muito tempo, é um sonho antigo, trata-se de um apoio ainda maior do Governo Municipal ao meio ambiente na destinação correta do lixo e outros resíduos. Só temos a ganhar”, destacou o prefeito.

O CMGRS é órgão colegiado de natureza consultiva, integrante da estrutura orgânica da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura Municipal de Araruna-PB, e que tem por finalidade zelar pela correta aplicação das normas legais e regulamentares, tanto na construção do Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos, quanto com vistas ao acompanhamento e avaliação da gestão dos serviços prestados, bem como no exercício do controle social a que alude a Lei Federal 12.305/2010.

A gestão de resíduos tem sido um dos principais desafios das cidades brasileiras nos últimos anos. Com a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305 de 2010, todo município precisa elaborar seu Plano com o objetivo de planejar suas ações para um horizonte futuro,” explicou Rogério.

Também esteve presente, o Professor Igor Souza Ogata do Departamento de Engenharia da UEPB, secretários municipais, Availdo Azevedo e Paulo Odon e outros membros do Conselho. O evento contou com a participação de estudantes de engenharia da UEPB e foi promovido por iniciativa da Prefeitura Municipal de Araruna.

Para Rogério Ferreira, foi uma oportunidade muito importante para discutir o tema com profissionais especializados e importantes para a política de resíduos do município, e propiciou o início de uma parceria com a entidade para solucionar o problema causado pelos resíduos da Construção Civil.

O Plano Municipal Simplificado de Resíduos Sólidos será disponibilizado a população, que será convidada para uma  audiência pública sobre o plano e que também será encaminhado na sua versão final para a apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Araruna.

Composição do CGMRS:

PODER EXECUTIVO MUNICIPAL

I – PAULO ODON DE MACÊDO - Secretário Executivo da Infraestrutura.

II – ROGÉRIO DOS SANTOS FERREIRA - Assessor da Secretaria de Infraestrutura.

II – AVAILDO LUIZ DE ALCÂNTARA AZEVEDO – Secretário do Desenvolvimento Econômico.

IV – EDVALDO DA COSTA - Secretário Executivo do Turismo.

V – EDNALDO DE SOUZA SILVA - Coordenador de Esportes.

VI – AMÉRICA LOUDAL FLORENTINO TEIXEIRA DA COSTA - Secretária de Saúde.

VII – MARIA MÔNICA ALVES FERREIRA – Secretária Executiva da Vigilância em Saúde

VIII – ANDRÉ JOSÉ DA SILVA MEDEIROS - Secretário da Cidadania e Assistência Social.

REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA

Titulares:

I – GLAUCIA CAROLINA BENTO DE SOUZA (Ministério Publico Estadual – Comarca de Araruna-PB)

II – HELOISA MIRELLI DINIZ – (SEBRAE)

III – ROSA AMÉLIA DO NASCIMENTO SILVA – (AFINK)

IV – MARIA LUCIA DE BRITO ARAGÃO – (UAB-UFPB-POLO ARARUNA)

V – ALEXANDRA GOMES BRANDÃO – (UEPB – CAMPUS ARARUNA)

VI – IGOR SOUZA OGATA – (UEPB – CAMPUS ARARUNA)

VII – DOROTEA DE LOURDES DA COSTA BATISTA – (Comercio Local)

VIII – MARIA DE LOURDES SOLANO DE MACEDO – (Poder Legislativo Municipal - Câmara de Vereadores)