Araruna-PB, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Com o objetivo de cumprir o calendário do Programa Garantia Safra 2017/2018, a Prefeitura Municipal de Araruna, cumprirá mais uma etapa, com a realização do procedimento de verificação de perdas da safra 2017/2018. O Garantia Safra é uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderiram ao Garantia Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, entre outros, receberão o benefício Garantia Safra diretamente do Governo Federal.

Conforme explicou o Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Rural Availdo Azevedo, o procedimento de verificação de perdas visa coletar laudos amostrais no caso de Araruna, em 40 agricultores inscritos e sorteados aleatoriamente pelo programa, observando a existências de perdas ou não. As visitas e a elaboração dos laudos ficarão a cargo do técnico vistoriador Severino do Ramo Luna França dos quadros da Emater PB.

O Secretário Availdo Azevedo também informou que já foram pagos R$ 22.567,50 referente a cinco parcelas do aporte da Prefeitura Municipal de Araruna ao programa, faltando apenas a última parcela a vencer em agosto do corrente ano. Já o Prefeito Vital Costa explicou que esse pagamento ocorre com verbas próprias da Prefeitura advindas do FPM e que o esforço se faz necessário, pois a Prefeitura é parceira dos agricultores e não medirá esforços para atendê-los com tem feito com o corte de terras, construção e limpeza de barreiros, estradas e com a futura construção do centro de comercialização da agricultura familiar e curral do gado cuja verba já está empenhada e em fase de licitação o que vai alavancar a agricultura familiar e a pecuária do município, adiantou o Prefeito Vital Costa.