Araruna-PB, Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Na manhã desta sexta-feira, 17 de agosto, a Prefeitura de Araruna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) fez entrega de 200 filtros de cerâmica com vela para a população residente na zona rural do município e devidamente inscrito no Programa Bolsa Família.

A entrega do benefício aconteceu no ginásio de esportes com presenças do prefeito Vital Costa, vereadores Rodolfo Cordeiro, Luís Martiniano, Antonio Bidu e Lurdinha Odon, secretária de saúde, Drª América Loudal, de assistência social, André Medeiros, de desenvolvimento econômico e rural Availdo Azevedo, de administração Fábio Veriato, de educação Professor Fio, procurador jurídico Dr. Júnior Caldas  e assessora jurídica Drª Ivana, além de Fabiana Varela, Coordenadora do Programa Viva Água da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado da Paraíba.

Em sua fala durante o evento o prefeito Vital Costa falou sobre o que já foi feito na cidade, o que está sendo feito e oferecido e também ações futuras à médio prazo.

Vital Costa destacou que a distribuição dos filtros é fruto de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura e a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Governo do Estado, por meio do Programa Viva Água do Governo do Estado da Paraíba, que visa assegurar água potável às famílias da zona rural e combater doenças transmitidas pela água contaminada. “Fico imensamente satisfeito, feliz, em estar entregando as pessoas esse benefício altamente importante para a manutenção da saúde em suas residências melhorando o consumo de água saudável através de um filtro de barro, equipados com velas, e que são comprovadamente eficientes”, destacou o prefeito.

A Secretária Municipal de Saúde, Drª América Loudal, ressaltou que a doação dos filtros em cerâmica tem o intuito de assegurar a saúde da população que não tem acesso à água potável, por realizar a filtragem das impurezas contidas nas águas de poços.

O Secretário de Assistência Social, André Medeiros acrescentou que o filtro cerâmico brasileiro é considerado um dos sistemas de filtragem mais eficientes do mundo e garante além de uma boa qualidade de água, o consumo sem risco a saúde humana.