Araruna-PB, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

O site da Prefeitura de Araruna conta agora com mais uma ferramenta destinada a melhorar a acessibilidade: o WebLibras – software de tradução de sites para a Língua Brasileira de Sinais. A ferramenta traduz em libras o texto selecionado pelo usuário.

Para ter acesso, basta clicar no ícone azul – símbolo internacional de surdez – localizado na lateral do site. Abrirá uma caixa com um avatar, responsável pela tradução. Para iniciar, é preciso selecionar a primeira parte a ser lida, depois o sistema avançará automaticamente para os trechos seguintes.

Para o Assessor de Comunicação da Prefeitura, Jocimar Dias, a inclusão da ferramenta no site oficial mostra a preocupação do Governo Municipal em atingir todos os públicos. “A administração do Prefeito Vital Costa abraçou a transparência nas ações praticadas, com essa ferramenta, pessoas surdas podem ter acesso a conteúdos digitais em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras de comunicação e acesso à informação”, explicou.

Na parte superior do Portal existe uma barra de acessibilidade onde se encontra a opção para alterar o tamanho da fonte. Essa ferramenta está disponível em todas as páginas do portal.

A Libras – Língua Brasileira de Sinais – é independente e distinta do português, ela é a segunda língua oficial do Brasil, instituída pela Lei 10.436/2002 e regulamentada pelos decretos 5.296/2004 e 5.626/2005, os quais obrigam a sua aplicação como veículo de comunicação e acessibilidade aos surdos do país.