Araruna-PB, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

A Prefeitura de Araruna, por meio da Secretaria Executiva da Agricultura, realizou na sexta-feira, 28 de setembro, no auditório da UEPB, o I Encontro dos Assentamentos Rurais de Araruna, que contou com a presença de aproximadamente 15 áreas de assentamentos do município de Araruna, o evento foi idealizado pelo Prefeito Vital Costa, e teve como objetivo integrar essas áreas rurais com o executivo municipal e outros órgãos presentes ao encontro como: Emater, BNB, Interpa, Sebrae e a Secretaria Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que no evento esteve representada pela Subsecretária Raquel Santori, que veio de Brasília especialmente para participar do encontro e pontuou que Araruna com essa ação se tornará um município piloto e exemplo para  o país.

Para o gestor municipal Vital Costa é salutar que os assentados sejam ouvidos e possam democraticamente mostrar as necessidades de cada área e solicitar ações da Prefeitura e dos demais órgãos envolvidos no encontro, o Prefeito se mostrou satisfeito com a participação dos assentamentos e o envolvimento das pessoas nas palestras e no debate final e lembrou o esforço que está sendo feito para dar dinamicidade a agricultura familiar, e que o município em breve terá a construção do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar e o curral do gado, além de um extenso programa de abastecimento de água com investimentos de quase cinco milhões de reais e que beneficiará diversas áreas de assentamentos no município.

Para o Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Rural Availdo Azevedo, a agricultura familiar deve ter sempre muita atenção, pois, representa a força econômica em 90% dos municípios de até 20 mil habitantes, e pediu que cada um possa encampar essa luta e que os jovens possam adquirir conhecimentos e aplicar nas pequenas propriedades e superar as barreiras quer seja climática ou financeira já que agricultura familiar faz parte da nossa identidade.

O Secretário Executivo de Agricultura Múcio Macedo destacou o empenho do município no atendimento as reinvindicações dos agricultores. “O encontro teve como principal objetivo discutir as principais demandas dos assentamentos rurais. Com esta iniciativa, o Governo Cuidando da Nossa Gente, pretende estreitar o diálogo entre os assentados e as entidades governamentais das esferas estadual e municipal”, observou.

O representante da Emater destacou as dificuldades do órgão com relação ao quadro de pessoal para atendimento aos produtores, porém, afirmou que o os técnicos procuram se superar para atender melhor o produtor rural, citou que no caso de Araruna, há apenas o técnico Severino dos Ramos para atender cerca de 1000 produtores rurais.

Na programação, além da palestra sobre assistência técnica a extensão rural a cargo de Jefferson Ferreira, a Subsecretaria Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária Raquel Santori abordou o o tema Novas Diretrizes do Programa Nacional de Crédito Fundiário com fortalecimento de agricultura familiar, e contou também com Francisco Pereira do Interpa PB, O Superintende da Sudema João Vicente, fez uma defesa contundente da agricultura familiar, enquanto Renato Fonseca do Sebrae abordou o tema Agroecologia : a arte de produzir alimentos  saudáveis e Sérvio do Banco do Nordeste abordou o tema Crédito Produtivo para assentamentos.

No final do encontro o momento especial, foi aberto um painel que possibilitou a participação de todos os presentes que dirigiram perguntas e questionamentos ao Prefeito Vital Costa a Subsecretaria Nacional da Agricultura Familiar Raquel Santori, ao consultor do SEBRAE Renato Fonseca, e ao agente de desenvolvimento do BNB Sérvio.

O Conselho Municipal de desenvolvimento Rural esteve representado pelo seu presidente Francenildo Silva, entidades como o STR, SINTRAF e SAFER, sindicatos representativos dos agricultores também, participaram do evento.

Para o Prefeito Vital Costa a iniciativa do encontro preencheu uma lacuna que existia entre os espaços destinados aos assentados e os órgãos municipais, estadual e federal.

O clima entre os assentados foi de satisfação por terem conseguido encaminhar questões e solicitações e tirado dúvidas relacionadas aos órgãos participantes. “No primeiro encontro a gente teve a oportunidade de libertar nossa voz, tendo acesso há novos aprendizados direcionados para os assentamentos. São novas experiências. Eu achei bem bacana”, afirmou um dos assentados.

Saiba mais: Basicamente, o assentamento rural é um conjunto de unidades agrícolas independentes entre si, instaladas onde originalmente existia um imóvel rural que pertencia a um único proprietário.

Cada uma dessas unidades, chamadas de parcelas, lotes ou glebas, é entregue  a uma família sem condições econômicas para adquirir e manter um imóvel rural por outras vias.

A quantidade de glebas num assentamento depende da capacidade da terra de comportar e sustentar as famílias assentadas. O tamanho e a localização de cada lote são determinados pela geografia do terreno e pelas condições produtivas que o local oferece.

Postado por: ASCOM-PMA