Araruna-PB, Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

O Ministério do Turismo e a Empresa paraibana de Turismo (PBTur), realizaram nesta quarta-feira (7) uma reunião com autoridades e empresários do Trade Turístico e Prefeituras para informar e esclarecer dúvidas sobre o novo sistema do Cadastro de Turismo (Cadastur 3.0). A ferramenta é um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no turismo e permite que turistas e a população tenham acesso a uma fonte de consulta segura de estabelecimentos.

É importante, conscientizar o empresariado da necessidade  do registro. Dentre as vantagens de estar em situação regular no Cadastur estão o acesso a financiamento em bancos oficiais, participação em cursos de qualificação, concorrência em licitações públicas e visibilidade em saites.

Além da formalização de meios de hospedagem, o cadastro também é obrigatório para outras seis categorias: agência de turismo; parque temático; acampamento turístico; organizadora de eventos; guia de turismo e; transportadora turística.

De acordo com o Ministério do Turismo a Paraíba tem 504 meios de hospedagens registrados, destes 331 possuem Cadastur e 172 atuam de forma irregular o que representa 48%, dos empreendimentos.

Araruna foi representada pelo gerente de Turismo, Ricardo Henrique M. Câmara. Nosso município hoje conta com 08 meios de hospedagens e duas em processo de construção, e deverá chegar a 10 até fim de maio 2018. Ou seja, Chegaremos por volta de 360 leitos ( Camas ao dia ) para atender visitantes, seja, turistas, ou aqueles que vem a trabalho ou negócios em Araruna. Estes estabelecimentos geram empregos e renda diversos de forma direta ou indiretamente para nosso município.

Araruna tem várias empresas que deveriam estar cadastradas, porém não estão por que nunca foram orientadas e não sabem da existência deste cadastro que é gratuito e tem muitas vantagens já comentadas aqui, falou Ricardo Henrique, gerente de turismo de Araruna.

As pessoas físicas ou empresas que oferecem um dos serviços aqui comentados, podem se cadastrar gratuitamente através da pagina: www.cadastur3.turismo.gov.br ou procurar a Secretaria de Turismo de Araruna, localizada no Mercado Cultural, para dúvidas, informações ou realizar o cadastro de segunda a sexta-feira.

Desde o ano de 2008 com a aprovação da Lei Geral do Turismo, os prestadores de serviços de Turismo, devem estar inscritos no Cadastur, se não estiverem inscritos ou se o Para se cadastrar, é necessário pertencer a uma das 15 (quinze) atividades cadastráveis junto ao MTur, sendo 07 (sete) obrigatórias e 08 (oito) de cadastro opcional:

Cadastro obrigatório

1.Acampamento Turístico